PERGUNTAS
E RESPOSTAS

 

Um logotipo é uma marca?

Marca é um conjunto de aspectos físicos e intangíveis de uma empresa, sua essência, sua estratégia, sua personalidade, seu jeito de fazer negócio, seus diferenciais, sua personalidade, entre muitos outros aspectos. Um grande nome do branding no mundo, David AAker, define marca como "um conjunto organizados de sentimentos e percepções que residem no coração do consumidor", ou seja, uma marca é aquilo que os consumidores pensam sobre ela!

Logotipo é a representação visual de uma marca, aí entra o papel fundamental do design, que é o de materializar esta estratégia através de técnicas e elementos visuais que traduzam sua essência.

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O que é branding?

O branding é um conjunto de estratégias que existe na criação e gestão de uma marca, usa como base a essência daquela empresa, seu propósito, sua vocação inata. E através de metodologias e técnicas que envolvem todas as áreas da empresa,  transformam tudo isso em potencialidades competitivas, posicionando a empresa no mercado, diferenciando-a da concorrência e principalmente conquistando um lugar especial no coração de seus públicos de interesse.  Mas quando falamos em marca, estamos falando do organismo vivo que ela é, da identidade da empresa, seu DNA e todos os aspectos tangíveis e intangíveis que a representam. O branding, ou seja, a gestão da marca, irá posicionar o seu negócio no mercado utlizando seu próprio potencial.
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Qual a relação entre o branding e o design? Qual sua relevância para um produto e a empresa?

O design é uma ferramenta estratégica que atribui valor às coisas: às marcas, às embalagens, à comunicação, etc. Imagine você, um celular com o hardware e sistema operacional da Apple em uma carcaça feia, ou então o logotipo da Coca-Cola com um tipo de letra sem expressão em uma garrafa reta, sem as curvas femininas com as quais estamos acostumados, será que o valor que daríamos a esses produtos seria o mesmo? Este é um exemplo do papel fundamental do design atuando a favor do branding (gestão da marca), e seu impacto no sucesso do negócio.

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Por que uma empresa precisa de posicionamento?

Porque se uma marca não tem posicionamento, o ambiente externo é quem vai posicioná-la, vai ditar o ritmo que ela deve dançar, e a percepção de quem faz um pouco de tudo é também a de quem não faz nada tão bem feito assim. Quando isso acontece a empresa deixa de ser competitiva suficientemente para se destacar, as pessoas não reconhecem o valor de seus produtos a ponto de tornarem-se fiéis à marca. A decisão de compra acaba sendo norteada por atributos racionais como preço, qualidade, etc. Uma marca bem posicionada cria conexão emocional com seu público, torna-se relevante para ele a ponto de ser sempre, ou quase sempre, sua primeira opção de escolha. Nós defendemos as marcas que gostamos porque nos sentimos pertencedores dela, pois identificamos nelas características de personalidade nas quais nos espelhamos.

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Por que um produto precisa de um posicionamento?

Um produto não é só um produto. Para a empresa ele é também um veículo disseminador do valor de marca, seu sucesso automaticamente alimenta o prestígio de marca fabricante. Essa transferência de valor se dá de diferentes formas de acordo com a estratégia da empresa e seu sistema de arquitetura de marcas. Por exemplo, se for descoberta uma falha grave no produto Microsoft Office e isso vier a tona publicamente, certamente a marca Microsoft sofrerá algum respingo na imagem também, ficando com uma mancha por algum tempo. A forma de remediar esta mancha dependerá muito de como é o relacionamento da marca com o consumidor, o nível de credibilidade existente ditará o aceite ou não de uma retratação.
Já se for encontrado algum objeto estranho numa cartela do produto Tylenol, o fato dificilmente afetará a imagem da empresa Johnson & Johnson, sua fabricante. Ou seja, o desempenho do produto é fundamental para gerar valor à marca da empresa. E um posicionamento de marca claro, uma gestão de marcas bem feita, irá potencilizar o valor da marca fabricante e também pode auxiliar em momentos de stress envolvendo produtos e serviços, fazendo proveito do relacionamento já estabelecido com o consumidor.

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O design pode afetar o desempenho de um negócio?

Sim, tanto pode contribuir para potencializar resultados, quanto a falta da gestão do design pode prejudicar a estratégia da empresa. Isso porque um dos papéis do design nas corporações é tornar tangível a sua estratégia,  potencializando diferenciais competitivos e consequentemente gerando ativos para a companhia. Uma vez definida a identidade da marca no processo de branding - posicionamento, proposta de valor, tom de voz, etc - o design é responsável por criar uma imagem global unificando todos os  aspectos da empresa em termos de comunicação, produtos / serviços, embalagens, sinalização, ambiente físico, relacionamento com clientes, etc.

Padronizar a comunicação através do design reforça os valores da marca, fixa sua mensagem central, reforça diferenciais estratégicos, cria uma linha de comunicação com o público.

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Qual é a relevância do design em uma embalagem?

Nós consumidores estamos mais interessados em nos engajar com marcas que satisfaçam necessidades emocionais, do que em comprar produtos que simplesmente supram necessidades básicas. Isso acontecia antigamente quando os produtos eram à granel, ao natural e o que valia eram apenas os aspectos físicos do produto. Hoje em dia estes mesmos produtos pertencem à marcas, nós queremos que estas marcas nos entendam, nos divirtam, se comuniquem conosco. Qualidade sempre será fundamental e faz parte da entrega final, porém só isso não é mais suficiente para posicionar um produto.

As embalagens são grandes responsáveis por contar qual é esta promessa de valor da marca e seu produto. E para uma experiência de marca produtiva, o design deve antecipar emoções, mexer com os sentidos, ativar o lado emocional do cérebro gerando percepções, satisfação, orgulho, prazer, em consumir aquela marca, aquele produto. Qualidade é essencial, mas design é fundamental!

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