REPOSICIONAMENTO PIMPÃO
Uma linda história de mais de 20 anos
com a educação no Brasil.
A Pimpão é uma empresa familiar que comercializa materiais pedagógicos. É reconhecida no mercado onde atua pelo atendimento personalizado, qualidade nos produtos e especialmente por seu maior patrimônio: as pessoas que representam esta empresa, com atenção especial para seu José, o proprietário, mais conhecido como "Seu Pimpão", no meio educacional.
Fundada em 1992, de lá pra cá passou por uma grande evolução, o mercado também mudou e então surgiu a necessidade de fazer uma atualização em seu posicionamento, revendo identidade da marca, comunicação institucional, identidade visual, etc.
CLIENTE
Cliente: Pimpão
Ano de fundação: 1992
Segmento : Brinquedos e Materiais Pedagógicos, Playgrounds, Robótica Educacional
O QUE FIZEMOS
diagnóstico da marca:
análise empresarial
análise de mercado
análise de concorrências
análise públicos-alvo
estudo de semiótica com público
proposta de valores
plataforma da marca
texto manifesto
slogan
logotipo e identidade visual
brandbook e manual de aplicações
EM BUSCA DA ESSÊNCIA DA PIMPÃO - DIAGNÓSTICO
Bom, já que iríamos contar de uma nova forma toda essa história pela qual fomos nos apaixonado aos poucos, foi necessário conhecer cada aspecto organizacional em um intenso processo investigativo composto por entrevistas, vivências na empresa, mergulho no mercado, análises, pesquisas qualitativas e quantitativas. Valores profundos e enraizados vieram à tona. Ao olhar para o mercado foi fácil descobrir o quanto a empresa é admirada por todos, inclusive por seus concorrentes.
MANIFESTO PIMPÃO
Toda transformação começa pelas pessoas. É por meio delas que o mundo muda, melhora. Por isso nosso propósito está vinculado à educação por meio das pessoas. É desta forma, compreendendo contextos, sonhos e expectativas de professores e escolas que buscamos, com paixão, respeito e profissionalismo, produtos que contribuam para construir o presente e o futuro positivos que imaginamos para o nosso país.
Nós acreditamos na palavra, na honestidade e a nossa família está à frente de um negócio para o qual tem talento e o valor essencial de quem aposta na educação: humanidade – no sentido pleno da palavra. Então, é através da relação entre as pessoas e da excelência nos produtos que oferecemos, que temos o compromisso de contribuir efetivamente para a educação através de um trabalho que está no DNA da nossa família e de nossos colaboradores, que é feito com inteligência, ética e paixão há mais de 20 anos.
POSICIONAMENTO
Em um mercado repleto de empresas que vendem exatamente os mesmos produtos que a Pimpão (mas não da mesma forma), ela consegue se diferenciar pelo atendimento humanizado, pós-venda acima da média, credibilidade, reputação e proximidade. Além de alguns valores essenciais que são inatos da marca e que a diferenciam da concorrência. Este conjunto foi elaborado e virou o material para o posicionamento e todo discurso da marca.
CRIAÇÃO - EM BUSCA DO URSO PERFEITO
Ficou claro o apego ao urso tanto pela empresa quanto pelo mercado, pois nossas análises mostraram que inconscientemente ele é reconhecido como representação do seu José, que por sua vez é a persona que representa a empresa.
Desenvolvemos uma dinâmica que foi aplicada ao público influenciador, que nos mostrasse os aspectos físicos reconhecidos do urso, como transmissor dos valores da marca. O que exatamente representa a confiança, o carisma, a proximidade? Através desta análise semiótica desenvolvemos o personagem, padrão cromático e tipográfico, num conjunto que irá "conversar" com o público de forma estratégica e verdadeira.
SLOGAN