Qual a diferença entre slogan e tagline? E o que podem fazer pela sua marca?

Você provavelmente já ouviu falar muito em SLOGAN. E talvez, já tenha ouvido falar em TAGLINE. Esses 2 conceitos são bastante semelhantes, têm funções parecidas, mas o importante é que as marcas compreendam como esse tipo de ferramenta pode criar conexões entre a marca e seus consumidores.


SLOGAN

A origem etimológica da palavra é “grito de guerra”. Seu sentido na comunicação é uma frase curta, fácil de ser lembrada, que representa a mensagem central que a empresa quer passar naquele momento. É uma mensagem mais comercial, que eventualmente é criada até mesmo para passar os principais atributos de um produto ou serviço específico da marca. Pode ser alterada de acordo com o momento da marca e amplamente explorada em campanhas publicitárias.


TAGLINE

Semelhante ao slogan, também é uma frase curta, fácil de ser lembrada. A ideia aqui é que transmita a alma da empresa, seus valores de forma mais perene.

É aquela mensagem central que traduz o posicionamento, o tom de voz e sentimentos que a marca quer passar a longo prazo. Um slogan pode acabar se tornando a tagline. Ela aparece com frequência ao lado da marca e é alterada apenas quando há um reposicionamento.


Veja como a Coca-Cola trabalha sua TAGLINE e os SLOGANS de produto e compreenda a diferença na prática.


Tagline - “Abra a felicidade”. É a mensagem central da marca, passa o tom de voz e o sentimento que irá trazer em todos os seus produtos.

Slogan Coca-Cola Zero - “Enjoy everything”. Foi criado para uma campanha, pode perdurar ao lado da marca do produto Coca Zero durante anos. Mas não é a mensagem central da marca Coca-Cola.


Relembre como algumas das grandes marcas trabalham taglines e slogans e observe que essa frase central, acaba se tornando uma grande referência do que essas marcas querem transmitir para as pessoas e acabam sendo realmente lembradas a longo prazo: