O impacto do Coronavírus sobre a comunicação e o marketing

É um momento de instabilidade, medo e insegurança em que todos os países e todas as pessoas estão passando, pensando em empresas, independente do porte é um momento de extrema fragilidade.


É fato, as empresas e a economia vão sentir o baque, mesmo que a disseminação do vírus seja contida em "pouco" tempo, os negócios vão demorar até um ano para engrenar novamente.


Empresas como a Apple fecham suas lojas para ajudar a conter a disseminação do vírus, isso significa menos receita e menos lucro. Pelo seu porte e saúde financeira, eles conseguem pagar seus funcionários durante o fechamento temporário, mas nem todas as empresas têm o mesmo saldo bancário deles e a maioria não consegue fazer a mesma coisa.


No mercado de turismo. Estima-se que o vírus gere uma perda de 820 bilhões de dólares.

Os especialistas estimam que o COVID-19 custe US$2.7 trilhões à economia global.


O tráfego de pesquisas orgânico está sendo reduzido na maioria dos mercados, se o tráfego na internet está reduzindo, é óbvio que é um reflexo do comportamento das pessoas, que buscam guardar esse momento para o consumo de bens e serviços mais essenciais para suas vidas.


Verifique na tabela abaixo a variação de tráfego que comprara a semana passa com a anterior.

Empresas irão fazer cortes pois está sendo previsto um impacto de 2,7 trilhões de dólares e especialistas dizem que vamos entrar em recessão.


Pensando que muitas empresas irão pisar no freio, a concorrência em termos de marketing e percepção de marca pode cair, e quem disse que essa talvez não seja a hora certa de estabelecer estratégias e oferecer novas soluções para seus clientes e comunicá-los?


Em uma economia em baixa, a concorrência é menor, o que torna mais fácil de se obter resultados, e, em alguns casos, você vai conseguir bons negócios, preços de mídias online e offline tendem a ser reduzidas.


Se você percebe que seus concorrentes estão desacelerando no marketing, seu objetivo é acelerar. O retorno pode não ser imediato, mas vai ser significativo no longo prazo.


Quando um mercado cai 20% ou mais, ele pode demorar aproximadamente 536 dias para se recuperar.

De acordo com a recuperação, você vai ver sua receita escalar e o seu ROI de marketing aumentar.


Esse é o momento de otimizar sua comunicação, não tema quando os outros estiverem com medo. Faça o que o Warren Buffett faz: seja ganancioso quando as outras pessoas estiverem com medo.


Mas tudo deve ser feito com estratégia, pensando em o que comunicar e como comunicar.

O consumidor está muito sensível neste momento, portando a forma em que nossas empresas devem manter a relação com seus clientes deve ser muito inteligente, planejada e sincera.


Se deseja conversar conosco sobre estratégias de posicionamento de marca em períodos de crise, mande um email para contato@yup.com.br com o título "Vamos crescer juntos".


Fonte: https://neilpatel.com/