Branding Together: é momento de unir as forças

Segundo o relatório The Future 100, sobre mudanças e tendências para 2021, 80% da Geração Z acha que as marcas devem ajudar a melhorar a vida das pessoas, deixar de lado suas diferenças e trabalhar juntas para o bem maior.


O relatório esclarece o conceito Branding Together como uma nova forma de liderança, trocando a concorrência pela colaboração entre marcas que, juntas, podem unir forças para enfrentar os desafios sociais e ambientais.


Diversas demonstrações desse tipo de ação nos últimos tempos, realizadas por grandes marcas, nos trazem uma reflexão não só estratégica, mas sobre o papel das marcas perante os consumidores e a sociedade.


  • Em abril de 2020, a multinacional farmacêutica britânica GSK e a farmacêutica francesa Sanofi juntaram suas forças para desenvolver uma vacina contra a COVID-19.


  • Em resposta à crise das mudanças climáticas, a Microsoft lançou a iniciativa “Transform to Net Zero” com mais 8 corporações, incluindo a Nike, Mercedes-Benz, Unilever e Danone.


  • Após os acontecimentos que vitimaram George Floyd em 2020 e impulsionaram diversos protestos contra o racismo, a Nike fez postagens com alusão ao seu slogan “Do It”, mas desta vez, com a mensagem “For once, Don’t Do It” (Pela primeira vez, não faça isso). Em seguida a concorrente Adidas respondeu à postagem com a mensagem: Juntos, é como avançamos. Juntos, é como fazemos a mudança.