Tendo em vista que um dos papéis do design nas corporações é tornar tangível a sua estratégia, ele pode tanto contribuir para potencializar resultados, quanto a falta da gestão do design pode prejudicar a estratégia da empresa.
Quando trabalhado de forma estratégica, é possível potencializar diferenciais competitivos e consequentemente gerar ativos para a companhia. Uma vez definida a identidade da marca no processo de branding - posicionamento, proposta de valor, tom de voz, etc - o design é responsável por criar uma imagem global unificando todos os aspectos da empresa em termos de comunicação, produtos / serviços, embalagens, sinalização, ambiente físico, relacionamento com clientes, etc.
Padronizar a comunicação através do design reforça os valores da marca, fixa sua mensagem central, reforça diferenciais estratégicos, cria uma linha de comunicação com o público.
Confira abaixo algumas imagens de como uma identidade visual pode se desdobrar em peças diversas e para compreender a estratégia do projeto clique aqui.