RESERVA NATURAL
SALTO MORATO

 

Cliente: Fundação Grupo Boticário 
Segmento: Reserva Natural

 

O QUE FIZEMOS

identidade da reserva

fachada

projeto de wayfinding

ambientação do Centro de      Visitantes

projeto de wayfinding para as trilhas da reserva

sinalização das trilhas

DESAFIOS DE UM PROJETO SUSTENTÁVEL

Todos os materiais utilizados são recicláveis, naturais, além de resistentes à espécie de "maresia" que vem do Salto. Além disso a luz natural foi aproveitada através da transparência da exposição, composta por painéis de acrílico colorido e tecidos translúcidos.

 

INTERATIVIDADE

 

A interatividade está presente em todo o espaço, totens giratórios contam sobre a Palmeira e as espécies que se alimentam dela (espécie preservada na reserva), uma caixa suspensa de altura regulável mostra um audiovisual sobre a natureza do local. Grandes pufes em forma de animais nativos fazem o descanso ficar mais alegre. O Centro de Visitantes ficou colorido e interativo, tornando sua visita um atrativo à parte, inclusive para o público da região, um dos principais objetivos da Fundação Grupo Boticário.

A RESERVA

A Reserva Natural Salto Morato recebe cerca de 5000 visitantes ao ano e o uso público é um dos objetivos. Todos que desejam fazer as trilhas são obrigatoriamente recebidos e instruídos no Centro de Visitantes (CV), contudo, a própria estrutura e o material informativo do local precisava ser reformulado e modernizado – o espaço oferecia pouca atratividade para os visitantes, e algumas informações passavam despercebidas por falta de organização do fluxo.  

O PROJETO

O projeto envolveu sinalética, sinalização e wayfinding. Um minucioso estudo do fluxo percorrido pelos visitantes ao entrarem na reserva foi a base para o mapeamento e desenvolvimento do projeto de wayfinding, que tem como objetivo estabelecer o melhor caminho a ser percorrido pelo usuário do momento de sua entrada até a saída para a trilha. E desta forma distribuir os conteúdos que precisam ser expostos nas peças de comunicação, em locais estratégicos.

SINALIZAÇÃO EXTERNA

O projeto de sinalização externa envolveu desde as placas da estrada, que ajudam o usuário chegar ao local, até todas as placas internas. Sendo elas:

ORIENTATIVAS 

IDENTIFICATIVAS 

DIRECIONAIS 

REGULATÓRIAS

PAINÉIS INTERPRETATIVOS

O estudo de iconografia, paleta de cores e tipografia atende às necessidades específicas de uma visita na mata, tornando as placas legíveis a 15 metros.