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REPOSICIONAMENTO
DA FÁBRICA DAS MASSAS

Do food service para as gôndolas, a entrada no segmento massas gourmet.

 

 

Lançada no mercado curitibano em 1999, a Fábrica das Massas é uma empresa familiar que foi criada com o objetivo de produzir e comercializar massa folhada para o food service. Quando a empresa optou por aumentar seu portfólio de produtos, incluindo barquetes folhadas (massinhas que são a base de canapés), foi necessária uma visão de marca bem mais ampla com um público que agora vai do food service ao consumidor final. O projeto de branding envolveu primeiramente a arquitetura de marcas, naming da empresa, posicionamento, para só então criar a nova identidade visual e embalagem do produto em lançamento.

 

 

 

 

Cliente: Fábrica das Massas

Segmento: Alimentícios - massas folhadas artesanais

 

O QUE FIZEMOS
diagnóstico:
   análise empresarial

​   análise de mercado
​   análise da concorrência
​   estudo sobre consumidores

   e públicos influenciadores
DNA de marca

arquitetura de marcas

proposta de valores e posicionamento
naming

assinatura
logotipo e identidade visual
linha de embalagens - barquetes
linha de embalagens - massas em rolo material de lançamento

 

 

 

Muito prazer, Farine!

 

O nome remete ao principal ingrediente utilizado na fabricação de massas, no idioma de origem das massas folhadas, a França. A nova marca agora possui um tom de voz acolhedor como esta família, seu discurso é permeado de amor e dedicação.

O produto premium, com ingredientes selecionados, transmite em seus pontos de contato os atributos corretos para gerar valor agregado, desde os textos, fotos, características de produtos, até formato e material da embalagem.

 

 

Arquitetura de marcas

 

A arquitetura de marcas foi desenvolvida para acomodar os diferentes tipos de produtos do portfólio da empresa, estrategicamente: massas folhadas em rolo (food service), croissants congelados (food service) e barquetes assadas em 4 formatos. Os produtos são direcionados para públicos diferentes, assim todas as embalagens carregam a essência da Farine, mas conversam com o seu público, dizendo aquilo que importa para cada momento de consumo.

 

 

Produto crocante por mais tempo

 

O projeto de embalagem das barquetes assadas visou resolver alguns problemas comumente encontrados neste tipo de produto. O modelo de embalagem sugerida foi o saco stand up pouch, laminado metalizado, com fecho zip. Além de facilitar a exposição no PDV, deixando o produto de pé, o metalizado impede o contato do produto com a luz. O fecho zip permite abrir e fechar novamente, mantendo o produto crocante por bem mais tempo.


Além da solução técnica, o design foi criado para favorecer o posicionamento da marca e do produto, destacando atributos da personalidade que entregam sua qualidade e utilização de forma estratégica.

 

- Os 3 diferentes formatos de barquete são diferenciados por cores, ajudando a identificação rápida.

- A fotografia do produto é ambientada com uma receita para aumentar o apelo, e o ingrediente principal da receita segue a cor da embalagem, para contribuir na fixação.

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