CONTABILISTA

Suprimentos para escritório

 

Cliente: Contabilista – Suprimentos para Escritório

Ano de fundação: 1983

Segmento: Suprimentos para diversas áreas do escritório como papelaria, informática, copa, limpeza e acessórios

O QUE FIZEMOS:

posicionamento de comunicação, com base no projeto estratégico de branding

  slogan

  manifesto de marca

  tom da comunicação

logotipo e identidade visual
enxoval institucional
  frota

  uniformes

  fachada das lojas

  papelaria

  embalagens

visual de produtos da marca própria

campanhas de comunicação

 

De "papelaria e informática"  para "Suprimentos para escritório"

 

Fornecer suprimentos de escritório com agilidade e praticidade, para que os clientes se dediquem exclusivamente aos seus negócios. Essa é a missão institucional da Contabilista, que há 35 anos participa da vida de empresas dos mais diversos segmentos com uma linha completa de produtos necessários ao dia a dia de trabalho. Nessas três décadas, cresceu e acompanhou a evolução do mercado para simplificar cada vez mais o atendimento de seus clientes.

 

Hoje, é uma superestrutura, sediada em Curitiba, que conta com um centro de distribuição de 6.500m², 230 funcionários e mais de 8.000 itens em estoque, além de quatro lojas, sendo uma em Joinville, vários canais de venda e entrega em todo o Brasil.

“Em 2016 passamos por uma consultoria para que pudéssemos ampliar a visão de negócio da Contabilista. Durante este processo, identificamos a necessidade uma atualização da nossa identidade visual. Assim, encontramos a Yup. A primeira apresentação da marca, cheia de expectativas e receios, superou tudo que havíamos imaginado. A nova imagem da Contabilista nasceu através da dedicação e empatia dessa equipe! E, daí em diante, essa sintonia só se fortaleceu, tornando o desenvolvimento do processo de comunicação muito mais assertivo. Trouxe mais visibilidade para a marca e possibilitou externar quem nós somos e como trabalhamos para superar as expectativas de nossos clientes. Simples assim!”

Daniele Altrão   |   Contabilista

ANTES
DEPOIS

POSICIONAMENTO

A MATERIALIZAÇÃO DO BRANDING

 

Este projeto foi desenvolvido em parceria com a Valente Branding, que desenvolveu todo o estudo e estratégia no projeto de branding, a Yup foi responsável por materializar em formato de design e comunicação o novo posicionamento. A assinatura "papelaria e informática" foi substituída por "suprimentos para escritório", que representa o momento atual da empresa. 

NOVO SLOGAN

SIMPLES ASSIM

O antigo slogan "Tudo para escritório" recebeu uma atualização que representa a missão e visão atuais da empresa. A Contabilista tem como foco ser importante apoio das empresas, simplificando todo o processo de verificação e aquisição de suprimentos para o escritório.

IDENTIDADE VISUAL

A MESMA DE SEMPRE, SÓ QUE MELHOR

 

A nova identidade visual tem como objetivo representar a nova fase de uma empresa que está em constante atualização, acompanhando a evolução do mercado, porém respeitando sua tradição e história de 35 anos. Para isso a solução criada pela Yup manteve links com a formatação original e mesma paleta de cores. Uma tipografia clássica e contemporânea deram o tom que buscávamos, atualizando e mantendo a tradição. O "C" virou um símbolo chave, como apoio da identidade visual.

MANIFESTO

ESTA É A NOSSA BANDEIRA!

A essência da marca está representada no texto manifesto, que conta um pouco do Círculo de Ouro, definido no projeto de branding, entoado pelo novo tom de comunicação.

TUDO NOVO

UMA EMPRESA DO FUTURO

As materializações da marca foram concebidas com base no posicionamento, tendo como premissa conversar com o público-alvo atual e público desejado, identificados no projeto de branding. A Contabilista sempre esteve à frente, antevendo e acompanhando as necessidades do escritório. Atualmente tem forte presença nos canais digitais e vem se especializando cada vez em serviços nas plataformas digitais. 

CAMPANHA DE FORTALECIMENTO DE MARCA

OLÁ, SOMOS A CONTABILISTA

CAMPANHA

 

A campanha de lançamento da marca teve como objetivo principal valorizar a história da empresa. As pesquisas relataram que muitos consumidores só conheciam as lojas físicas, tendo baixa percepção a respeito da história e dimensão da marca.

estratégia

Contar a história pelo ponto de vista do empresário ou gestor do escritório, maior beneficiado com os serviços oferecidos pela empresa. Por meio dos produtos que fizeram parte desta história, que foram um dia inovadores e eram comercializados pela Contabilista. Produtos que muitos não chegaram conhecer, ou que traz uma lembrança nostálgica, oferecendo um apelo emocional à campanha.

conteúdo relevante

Endossado e criado por um dos principais veículos do estado - a Gazeta do Povo - foi desenvolvido um Branded Content, ou seja, um conteúdo jornalístico publicado no portal online do jornal, complementar à campanha. Após pesquisas realizadas pela equipe da Gazeta, a matéria traz uma linha do tempo tecnológica dos últimos 35 anos, tendências de mercado e a história da Contabilista.

objetivo da campanha

Relembrar ou apresentar ao público

a história da Contabilista.

 

canais

Mídia externa (outdoor), mídias sociais, mídia programática, jornal impresso, branded content, hotsite, vídeo (YouTube).

resultados

Além do vídeo da campanha ter sido visto mais de 50mil vezes, compartilhado e comentado pelo público nas redes sociais, ao longo de alguns meses de estratégias de divulgação e posicionamento, a marca da Contabilista passou a estar em evidência no mercado. Já é possível notar a identificação do público em relação a esta nova fase. Isso, para um projeto de posicionamento, é o principal. A nova marca já é reconhecida pelo consumidor e seus conceitos estão sendo absorvidos.

1/5

Missão cumprida até o momento e caminho trilhado para esta marca que ainda tem muita história para desenhar!