top of page

Alcatraz

Cliente: Grupo Alcatraz

Ano de fundação: 2001

Segmento: Segurança

​

O QUE FIZEMOS:

posicionamento de comunicação, com base no projeto estratégico de branding

  slogan

  manifesto de marca

  tom da comunicação

logotipo e identidade visual
enxoval institucional 

​

​​

 

letreiro-1.png
iconografia.png

A Alcatraz

​

A Alcatraz é uma empresa que atua há mais de 20 anos no mercado de segurança. A marca passou por um reposicionamento. A Yup desenvolveu um diagnóstico e estratégia de marca e a partir disso, a nova identidade visual.

A Alcatraz nasceu em Curitiba e hoje atua em diversas cidades do país, foi criada com o objetivo de trazer tecnologia e o que há de melhor em segurança para a população. Hoje, oferece serviços de segurança patrimonial e rastreamento veicular.

Na reconstrução do posicionamento, foi desenvolvida uma nova identidade visual e um novo discurso de marca, que parte do DNA da marca, se expressa no texto manifesto e de agora em diante, em toda a comunicação.

​

​

​

​

​

Fundo-concreto.png
antes-x-depois-alcatraz.png

Todos os elementos estão contidos na marca:​


A Alcatraz só existe porque as PESSOAS precisam dela. Foi identificado no diagnóstico da marca que a preservação da vida e a atenção ao ser humano, são os principais combustíveis que motivam essa empresa a existir. É por isso que o usuário está simbolizado no centro da marca e estará sempre presente no centro da comunicação. 

​

​

​

​

​

​

construção-símbolo-alcatraz.png

Fomos norteados por pesquisas e por pessoas

​

Para a realização do diagnóstico da marca, foi necessário um aprofundamento sobre todos os aspectos dessa empresa: qual é o cenário em que está inserida, quem são seus concorrentes e como se conectam com o público, o que pensam os consumidores da Alcatraz e por aí vai.​

​

Foram entrevistados os criadores da empresa, as pessoas que lá trabalham e seus clientes. Para encontrar a verdade, a essência da marca, é preciso estar perto das pessoas, emprestar delas suas lentes sobre aquela personalidade de marca.  

​

A partir desses estudos, foi desenvolvido o DNA da marca e todas as ferramentas de branding que norteiam a comunicação daqui em diante, para que haja um alinhamento correto desse tom de voz em cada um dos pontos de contato da marca.

​

​

Estudos realizados:

​

- ANÁLISE INTERNA

 

- ESTUDO DE MERCADO​

​

- ESTUDO DA CONCORRÊNCIA

​

- PESQUISA DE CAMPO

​

- ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE COM EQUIPE INTERNA

​

- ENTREVISTA EM PROFUNDIDADE COM CLIENTES E POTENCIAIS CONSUMIDORES

Entregas:​

​

- DIAGNÓSTICO DA MARCA

​

- ESTRATÉGIA DE MARCA (com ferramentas adequadas para que o marketing de voz à marca)

​

- IDENTIDADE VISUAL (envolvendo nova marca e acessórios, como linha de ícones, texturas, enxoval institucional)

​

- BRANDBOOK (com todos os guias necessários para que essa nova identidade visual seja aplicada na prática)

Captura de Tela 2021-12-09 às 17.33.29.png
PAPELARIA02.png
GA_YUP_0002_21_Case_Alcatraz_1_Prancheta 12.png
Mockup-manual-marca-alcatraz-2.png
GA_frota-05.png
mockup-carro-1.2-2.png
bottom of page