Alcatraz
Cliente: Grupo Alcatraz
Ano de fundação: 2001
Segmento: Segurança
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O QUE FIZEMOS:
posicionamento de comunicação, com base no projeto estratégico de branding
slogan
manifesto de marca
tom da comunicação
logotipo e identidade visual
enxoval institucional
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A Alcatraz
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A Alcatraz é uma empresa que atua há mais de 20 anos no mercado de segurança. A marca passou por um reposicionamento. A Yup desenvolveu um diagnóstico e estratégia de marca e a partir disso, a nova identidade visual.
A Alcatraz nasceu em Curitiba e hoje atua em diversas cidades do país, foi criada com o objetivo de trazer tecnologia e o que há de melhor em segurança para a população. Hoje, oferece serviços de segurança patrimonial e rastreamento veicular.
Na reconstrução do posicionamento, foi desenvolvida uma nova identidade visual e um novo discurso de marca, que parte do DNA da marca, se expressa no texto manifesto e de agora em diante, em toda a comunicação.
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Todos os elementos estão contidos na marca:​
A Alcatraz só existe porque as PESSOAS precisam dela. Foi identificado no diagnóstico da marca que a preservação da vida e a atenção ao ser humano, são os principais combustíveis que motivam essa empresa a existir. É por isso que o usuário está simbolizado no centro da marca e estará sempre presente no centro da comunicação.
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Fomos norteados por pesquisas e por pessoas
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Para a realização do diagnóstico da marca, foi necessário um aprofundamento sobre todos os aspectos dessa empresa: qual é o cenário em que está inserida, quem são seus concorrentes e como se conectam com o público, o que pensam os consumidores da Alcatraz e por aí vai.​
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Foram entrevistados os criadores da empresa, as pessoas que lá trabalham e seus clientes. Para encontrar a verdade, a essência da marca, é preciso estar perto das pessoas, emprestar delas suas lentes sobre aquela personalidade de marca.
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A partir desses estudos, foi desenvolvido o DNA da marca e todas as ferramentas de branding que norteiam a comunicação daqui em diante, para que haja um alinhamento correto desse tom de voz em cada um dos pontos de contato da marca.
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Estudos realizados:
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- ANÁLISE INTERNA
- ESTUDO DE MERCADO​
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- ESTUDO DA CONCORRÊNCIA
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- PESQUISA DE CAMPO
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- ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE COM EQUIPE INTERNA
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- ENTREVISTA EM PROFUNDIDADE COM CLIENTES E POTENCIAIS CONSUMIDORES
Entregas:​
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- DIAGNÓSTICO DA MARCA
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- ESTRATÉGIA DE MARCA (com ferramentas adequadas para que o marketing de voz à marca)
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- IDENTIDADE VISUAL (envolvendo nova marca e acessórios, como linha de ícones, texturas, enxoval institucional)
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- BRANDBOOK (com todos os guias necessários para que essa nova identidade visual seja aplicada na prática)