top of page

Uma mudança de identidade visual nunca é "só isso"

Mesmo quando o logo já foi criado há muito tempo, quando sabemos que visualmente já está ultrapassado, a mudança de identidade visual nunca (ou praticamente nunca) vem sozinha.

A identidade carrega uma série de valores, mesmo que não sejam os adequados àquela instituição. Eventualmente, uma marca é criada sem estratégia, mas precisamos compreender que ela sempre está transferindo mensagens - nesse caso, talvez mensagens erradas.


Uma marca pode por exemplo carregar um caráter de infantilidade, seja por seu tom de voz ou algum tipo de simbologia contido no logo, mas não ter nenhuma relação com o universo infantil ou suas características. O público provavelmente irá sentir alguma inconsistência naquela instituição, inseguranças sem nem saber o motivo desse sentimento (afinal, esse processo não é racional). Então, mesmo sem mirar nisso, essa marca está transferindo valores incompatíveis com sua essência.


E da mesma forma, uma MUDANÇA de visual, irá passar uma mensagem ao público. Uma atualização de visual pode ser interpretada como uma evolução do negócio, uma mudança de segmento ou até mesmo a fusão com outra marca. E como esse processo não é racional, talvez o consumidor nunca pare para refletir porquê acha que a marca X expandiu, ou que a empresa Y mudou de segmento, ele simplesmente "acha". Se for um usuário exemplar, que ama muuito aquela marca, talvez vá em busca de mais informações. Mas caso contrário, pode chegar a fantasiar que ouviu alguém comentar sobre o que de fato aconteceu com a empresa.


Então, é por isso que dizemos que uma mudança de marca nunca é só uma mudança de marca. Ela geralmente reflete evoluções e/ou transformações do NEGÓCIO e deve ser muito estratégica. Inclusive é importante que o consumidor não se sinta "deixado de lado" nessas escolhas, porque o ideal é que ele sinta-se parte da marca e como integrante dela, não gostaria de ser o último a saber.


Se seu negócio está em um momento de mudança, talvez seja importante rever sua identidade. Se quiser entender mais afundo como isso se aplica à sua realidade, fale com a gente :)


Confira algumas atualizações de marca que temos realizado por aqui:









bottom of page