FUNDAÇÃO COPEL
CLIENTE
Cliente: Fundação Copel
Ano de fundação: 1971
Segmento: Previdência e Saúde
O QUE FIZEMOS -
BRANDING E COMUNICAÇÃO
diagnóstico da marca:
análise empresarial
análise de mercado
análise de públicos-alvo
proposta de valores
plataforma da marca
manifesto da marca
ajuste de slogan
guides para comunicação
plano anual de comunicação
A Fundação Copel foi criada para atender aos colaboradores da Copel e atualmente, além da Copel, conta com outras 8 empresas que utilizam seus serviços e mais de 40.000 vidas sob seus cuidados. É especialista na administração de recursos financeiros e saúde dos beneficiários.
O CUIDADO COM A VIDA
DAS PESSOAS:
Após 45 anos de história a essência da marca continua presente em tudo que faz, mas nem sempre é percebida desta forma. O desafio da Yup foi trazer à tona e tangibilizar na comunicação, o que de fato representa a marca Fundação Copel.
"Especialista em cuidar dos bens mais precisos das pessoas: sua saúde, seus recursos para garantir o futuro e
SUA FAMÍLIA."
O PROJETO
Para compor o diagnóstico da marca conversamos com toda a cadeia de pessoas que são envolvidas com a companhia, de presidência a beneficiários.
A conclusão foi clara:
É unânime o sentimento de proteção que as pessoas têm em relação à Fundação Copel, que vai muito além de uma previdência ou um plano de saúde na vida das pessoas, ela é uma verdadeira MÃEZONA, que cuida, acolhe, se importa.
A partir daí, foi possível alinhar o posicionamento da marca. E com isso o discurso e tom da comunicação para cada um dos públicos relacionados. Além de criar guides de comunicação trazendo mais eficiência para cada peça, campanha e até mesmo para simples comunicados internos.
Desta forma toda a comunicação passa a ser padronizada e alinhada com a essência da marca.
MANIFESTO
O manifesto consolida o novo posicionamento. Assista o vídeo e depois conheça um pouquinho sobre o projeto:
MAPEANDO PÚBLICOS-ALVO - UMA COMUNICAÇÃO PERSONALIZADA
Uma entidade com muitos públicos!
Cada um com sua necessidade e com relações diferentes com a marca. Entender este universo permite que a comunicação seja eficiente em todos os momentos, afinal uma marca que é tão "mãezona" precisa compreender as necessidades e falar com cada um, sem perder a sua personalidade.
PLANO DE COMUNICAÇÃO - INSPIRAÇÃO POR PÚBLICO:
POSICIONAMENTO ÚNICO, LINGUAGEM DA MARCA DINÂMICA.
O slogan já traduzia muito bem a Fundação Copel. "Viver melhor, viver mais" pois é exatamente o que pauta atuação da instituição.
Uma pequena mudança na linguagem tornou o slogan um "conselho", tornando o discurso mais pessoal, aproximando e abrindo um canal de diálogo.
Mas o que significa "Viver Melhor"? Para cada situação, uma resposta. Por isso o slogan se tornou VIVO, está sempre presente na comunicação, se adaptando à mensagem da peça e ao público relacionado.
IDENTIDADE VISUAL
A marca está presente em toda comunicação, a "seta" que representa o fluxo do serviço: da Fundação para a Copel, ganhou vida e é sempre lembrada como um elemento gráfico presente nas peças: