Esse momento da pandemia do COVID-19 está atingindo duramente o mercado e a economia global. Nesse cenário caótico é natural gestores pisarem no freio nas ações e verbas destinas a comunicação.
É claro que o equilíbrio financeiro é prioridade da gestão e principalmente em épocas de crise. Mas também é importante manter a consolidação das nossas marcas ou ainda melhor, aproveitar para conseguir alguma vantagem perante a nossa concorrência, que muitas vezes se retrai nesse momento.
A prioridade é não sumir completamente de cena, empresas e marcas que simplesmente somem na crise tem menores chances de retornarem sua caminhada perante a lembrança do consumidor.
Uma pesquisa efetuada pela Kantar mostra que marcas que investem mais durante o período de crise podem crescer até 5 vezes mais do que sua concorrência.
A estratégia de comunicação alinhada ao momento crítico deve ser revista e atualizada, que deixe muito claro o posicionamento junto ao público de interesse e as soluções encontradas para este momento.
Tomando como base tudo isto, não é o momento de se cortar os investimento em comunicação, obviamente que dentro do planejamento efetuado, os ajustes devem ser feitos.
Diante a magnitude desta crise, a comunicação compreende em manter-se presente e relevante, mostrando sua idoneidade e responsabilidade perante o momento.
A Kantar novamente apresentou um estudo que revela que as pessoas esperam que as companhias sejam úteis no dia a dia e também informe todos seus esforços para enfrentar a situação.
A população espera que as marcas sejam um exemplo de mudança, ajudando os consumidores a enfrentar esse período turbulento e mostrem que tudo isso pode ser superado.
Em um mercado e cenário econômico totalmente em queda, umas das ações mais desejadas é a empatia e solidariedade com colaboradores, fornecedores e consumidores.
Mensagens promocionais utilizadas comumente se mostram insensíveis no atual momento, são atos que podem comprometer negativamente a reputação da sua marca.
A crise vai passar, porém seus dados podem ser profundos e as vezes irreversíveis se sua tática fora apenas esperar e não se posicionar. Talvez possa ser a hora de você conquistar fatias de mercado que muitas vezes se mostravam inalcançáveis.
Nessa equação complexa entre equilíbrio financeiro X investimentos em comunicação, manter o posicionamento forte e bem estruturado, pode ser tão importante quanto a solidez financeira. Tem mais valor a marca que atrair e fidelizar seu público.
É fundamental estar em sintonia e sensível às necessidades deste momento. A conexão com seu público deve ser efetiva, a ligação emocional com sua marca deve estar em evidência.
Quais atitudes sua marca tem tomando para a segurança física, emocional e financeira dos seus colaboradores, fornecedores e parceiros?
Quais formas de colaborar com o coletivo em relação as dificuldades atuais?
Quais sua soluções para os novos desafios?
Estes foram dois dos principais resultados da pesquisa Barômetro Global Covid-19, realizada pela Kantar com 500 brasileiros, entre os dias 13 e 16 de março de 2020. Os temas abordados estão as atitudes dos consumidores, hábitos de mídia e viagens, impacto nos comportamentos de compra e as expectativas em relação às marcas.
- 88% dos entrevistados concordam completamente que as marcas devem comunicar seus esforços para enfrentar a situação.
- 86% acreditam que as marcas devem falar sobre como poderão ser úteis na crise.
- 80% afirmaram que as empresas não devem explorar as situações de risco para promoverem suas marcas.
Todos esperam que as marcas sirvam de exemplo e guiem a mudança (25%) e ajudem consumidores no dia a dia (21%), ataquem a crise e demonstrem que ela pode ser derrotada (20%) e usem seu conteúdo para explicar e informar (18%).
Alguns exemplos
Enquanto muitos gestores criticam a quarentena e se mostram "congelados", muitas empresas estão se posicionando e conquistando empatia da população.
A Claro, Vivo, Oi e Tim, maiores operadoras de telecomunicação do mercado brasileiro, se juntaram pela primeira vez em uma campanha que incentiva as pessoas a ficarem em casa, com a hashtag #FiqueBemFiqueEmCasa.
A Chevrolet, iniciou uma campanha pedindo que as pessoas não usem o carro e fiquem em casa.
A Sadia, reforça a importância de as pessoas comprarem apenas o necessário, de forma consciente.
Antes de renegar à comunicação para reduzir custos, parece mais inteligente rever suas estratégias e seguir investindo na conexão emocional com os consumidores. Esse investimento indispensável em tempos críticos se mostrará decisivo quando a crise passar.