Dados de pesquisa realizada pela Union + Webster, divulgada pela FIEP
O termo sustentabilidade ganhou destaque nos últimos anos e vem sendo cada vez mais utilizado. Empresas buscam adequar-se a práticas que causem menor impacto ao meio ambiente e à sociedade ou que de alguma forma possam compensar os impactos causados.
No entanto, alguns fatores nos dão indícios de que o mercado está buscando um compromissos reais quanto às causas socioambientais:
- O surgimento de consultorias que auxiliam corporações a fazerem mudanças substanciais no seu modelo de negócio para se adequar a uma cadeia produtiva mais sustentável por completo.
- A difusão da sigla ESG (Environmental, Social and Governance) que auxilia o mercado financeiro a classificar empresas com boas práticas nos campos social, de governança e responsabilidade ambiental.
- Marcas como a Natura, que têm compromissos reais a serem cumpridos no curto, médio e longo prazo.
Tanto o mercado financeiro, como o próprio consumidor dão demonstrações claras do valor de marca atribuído a corporações que têm uma responsabilidade socioambiental.
Porém, o que de FATO significa sustentabilidade? Será que o consumidor sabe? Ao mesmo tempo que muitas vezes esse não é um conceito claro, o consumidor também já não tolera mais discursos rasos e ações superficiais.
As marcas precisam conseguir ser CLARAS sobre suas ações efetivas, comunicar de forma específica, ir além da bandeira da “sustentabilidade”.
Se seu produto é feito a partir de matéria-prima reciclada, informe isso ao consumidor, mostre o processo de reciclagem, qual é o percentual reciclado, qual o motivo dessa escolha; se o seu mercado tem por histórico a desvalorização do produtor ou maus tratos aos animais e você optou em seguir por outro caminho, comunique sua solução, utilize certificações que endossem sua estratégia de negócio.
Conheça esse Relatórios de Sustentabilidade criado pela Yup para a RENAULT DO BRASIL:
https://www.yup.com.br/yup-design-campanha-instituto-renault
Conheça o Relatórios Anual criado pela Yup para a ARAUCO: